Oi pessoas! Voces nao sabem como eu estava morrendo de vontade de vir aqui contar que deu tudo certo com o meu visto (stamp 4), estava há meses sonhando com a hora de fazer esse post! Mas atrasei um pouco também por causa da mudanca nas regras do visto, entao tive que pesquisar bastante antes de postar. Mas, mesmo assim, aconselho a ler o site da imigracao e entrar em contato com eles caso tenham duvidas que eu nao saiba responder.

Quem acompanha o blog sabe que no final do ano passado eu estava sem saber o que fazer, porque meu visto ia vencer e eu nao sabia se o stamp 4 ia ser aprovado, se eu ia ter que ir embora… Entao vou contar nesse post (vai ser longo!) como foi todo o processo e quanto tempo demorou.

Resuminho da minha vida na Irlanda:

Cheguei em março de 2014, tirei o visto de estudante por 1 ano. Em Abril de 2015 renovei o visto por mais 1 ano. Em maio de 2016 renovei pela ultima vez como estudante de ingles, por 8 meses. Portanto meu ultimo visto venceu em 30/12/2016.

Durante todo o final de 2015 e 2016 o assunto ”visto” me atormentou e me deixava angustiada. Porque apos 3 vistos de ingles, eu teria que renovar com faculdade, ou ir embora! Eu nao teria dinheiro para faculdade ainda, entao a unica opcao seria tentar o stamp 4.

Relacionamento x Visto

Quem tem namorado(a) aqui (europeu ou irlandes) sabe como o assunto ”visto” pode ser problemático. Principalmente quando voces estao juntos há 1, 2 anos, e o assunto ”casamento” ainda nao faz parte das suas conversas haha. Voce nao sabe se vai ficar, se vai ter que ir embora, como vai ficar o relacionamento… várias vezes eu ouvi ”eu nao queria me apegar muito porque sabia que voce poderia ter que ir embora quando seu visto vencer” e sei que muitas amigas minhas também. Isso causa uma grande pressao no relacionamento.

Vi relacionamentos de amigos acabarem, por causa do dilema ”o visto vai vencer, a pessoa nao vai poder ficar na Irlanda, e agora? Casa ou termina?” É triste mas o drama é real!

Mesmo quando decidimos aplicar para esse visto, eu sinceramente nao achava que ia dar certo, eram tantas provas e documentos que eles pediam! Brigamos várias vezes, eu chorei várias vezes, enfim, foi um estresse enorme por vários meses! Mas no meio do ano passado eu decidi: ok, vou conseguir todos os documentos que preciso, mandar e esperar pelo melhor!

De Facto Partnership Residence Visa Stamp 4

Esse visto é o stamp 4, o mesmo para quem casa com um irlandes ou europeu. Ou seja, eu teria os mesmos direitos, mesmo sem casar. Poderia morar na Irlanda, trabalhar, abrir uma empresa, ter auxilio do governo se precisasse, etc.

Os requisitos sao: ter um relacionamento com um cidadao irlandes ou europeu (vale tambem para brasileiros que tem passaporte europeu) e morarem juntos por pelo menos 2 anos (no ano passado quando eu apliquei, tinha que estar morando junto por 2 anos, no comeco de 2017 eles mudaram para 1 ano, mas agora em setembro mudaram de novo para 2 anos).

E dai voce tem que mandar todos os documentos numa pasta (provas de relacionamento e de que moram juntos). E aí eles vao analisar e decidir, o que dura em média 6 meses. Obs: voce deve ter um visto válido no momento da aplicacao, ou seja, nao pode estar ilegal.

Links e email

Lendo estes formulários, vocês já terão uma noção de como começar o processo e o que precisa ser feito.

Duracao: O visto dura 1 ano e pode ser renovado a cada ano. E claro, se o relacionamento acabar, acaba a razao do visto também…

Meu processo

Foram meses juntando tudo, tirando copias. E depois de enviado, meses de ansiedade sem saber se ia dar certo ou nao, todos os dias olhando a caixa do correio! Apesar de seguir uma lei, casa caso é um caso e eu vou contar como foi comigo.

Uma das diferencas de quando eu apliquei e agora é que agora o seu formulário precisa ser assinado por um solicitor e por uma testemunha.

Os documentos que enviei foram:

stamp 4 documentos exigidos
O que enviei em Nov 2016

Provas de relacionamento: Fotos de nós dois, sozinhos e com amigos/familia dele (imprimi as fotos e escrevi atrás as datas e locais), prints de posts do Facebook e Instagram, imprimi alguns emails que trocamos e também prints de mensagens no celular e whatsapp. Tirei cópias de cartoes de dia dos namorados, cartao postal, convite de casamentos em que fomos juntos. Mandei também uma carta escrita por mim me apresentando, contando sobre o nosso relacionamento, como nos conhecemos, e no fim agradecendo por analisarem meu pedido.

Provas de cohabitaçao: Contrato de aluguel, cópias de cartas recebidas aqui (carta do banco, pps, enfim qualquer carta emnosso nome que recebemos aqui etc).

Provas financeiras/trabalho: Cópias dos úiltimos 6 meses de extratos bancários e de payslips, cópias dos extratos bancários da nossa conta conjunta, recibos de coisas que compramos juntos (mercado, farmácia, viagens, TV).

Documentos pessoais: Cópias dos passaportes, certidao negativa da policia federal do Brasil (pra mim).

stamp 4 documentos

  • Agosto 2016 – comecei a juntar os documentos, tirar copias. Em setembro meu passaporte e GNIB foram roubados e tive que fazer outros, o que atrasou tudo um pouco.
  • Novembro 2016 – mandei todos os documentos por correio (esses aqui, exceto o seguro saude). Em uma ou duas semanas recebi uma carta falando que tinham recebido e que iam analisar e podia demorar uns 6 meses, e me deram o numero do meu processo.
  • Dezembro 2016 – meu visto venceu em 30/12.
  • Março 2017 – no final do mes recebi uma carta. Nao abri por pelo menos 24h, com medo de ser um ”nao”. Quando abri, estavam pedido mais documentos e era pra mandar em no máximo 14 dias.
  • Abril 2017 – mandei o que eles pediam: contrato novo da casa, mais cópias de extratos bancários recentes (meu, dele e da nossa conta conjunta), payslips (dele), mais algumas fotos recentes, provas de que eu tenho como me sustentar sem depender do governo (mandei uma carta assinada pelos meus pais falando que eles podem me sustentar caso eu precise, e transferencias mensais que ele fazia para a nossa conta enquanto eu estava sem visto e sem trabalho), seguro saúde (ate entao eu nao tinha feito, mas fiz um rapidinho com a Vhi de €35 por mes), mais uma certidao de antecedentes criminais da PF e consegui uma da Garda aqui também.
  • Maio 2017 – recebi uma carta. De novo o medo de abrir! Depois de algumas horas com a carta ali na mesa me encarando… abrimos e veio a boa notícia, visto aprovado!! Agora eu deria marcar um horário na imigracao pra irmos lá pegar o cartao e pagar os €300.
  • Junho 2017 – eu até tinha conseguido vaga na imigracao para maio, mas tinha que renovar meu passaporte antes, entao acabei indo só dia 12/06. Chegando lá, nem nos perguntaram nada, so entreguei: a carta, o meu seguro saúde, nossos passaportes e meu visto vencido. Tirei uma foto, paguei e quase 2 horas de espera depois, estava com o tao sonhado e aguardado stamp 4 em maos apenas 3 dias antes do meu aniversário! 🙂

Resumindo, meu processo ao todo demorou 6 meses. Durante esse tempo que eu fiquei sem visto, nao podia trabalhar ou viajar. Em dezembro eu até mandei uma carta pra eles perguntando o que deveria fazer pra nao ficar ilegal, se eles poderiam extender meu visto, mas a reposta foi que a responsabilidade de manter o visto válido é minha mas que eu poderia ficar na Irlanda enquanto esperava.

Enfim, queria contar a boa notícia e agradecer a quem sempre me acompanha! O processo foi longo, estressante as vezes, mas vale a pena. Se voce tem um relacionamento com um europeu e moram juntos há um ano, tá esperando o que? Voce pode obter o stamp 4 e ter o direito de morar e trabalhar na Irlanda!

A melhor coisa de ter esse visto? Nao ter que frequentar curso de ingles anymore! haha juro, eu nao aguentava mais!