Todo mundo que já pesquisou algo sobre a Irlanda sabe que aqui temos as 4 estações em um único dia. Pode amanhecer com Sol, meia-hora depois chover, ventar, sair o Sol de novo, esquentar, esfriar…

Mas pra mim foi lindo realmente notar essa diferença entre estações, porque no Brasil, ou é frio ou calor (quando eu morava no MS), e em RO, pior ainda, porque é calor o ano inteiro, a diferença é que na metade do ano chove muito e na outra metade não chove.

As estações seguem o calendário Gaélico, baseado na luz do Sol, ficando assim

  • Spring (“Earrach”) – February, March, April (Feabhra, Márta, Aibreán)
  • Summer (“Samhradh”) – May, June, July (Bealtaine, Meitheamh, Iúil)
  • Autumn (“Fómhar” Harvest) – August, September, October (Lúnasa, Meán Fómhair, Deireadh Fómhair)
  • Winter (“Geimhreadh”) – November, December, January (Samhain, Nollaig, Eanáir)

A cidade vai se transformando com o passar dos meses, e é linda de qualquer jeito! Quando cheguei, em março de 2014, estávamos no começo da primavera. Estava frio, chovia de vez em quando, mas as flores começaram a aparecer nas calçadas, nas janelas e nos parques. Muitos tipos diferentes de tulipas, grama verdinha, florezinhas amarelas e brancas que nascem na grama.

Depois veio o verão, com vários dias de Sol, até um calorzinho (17, 18 graus.. com 13 todo mundo já sai de short e camiseta na rua). Dá pra sair sem casaco (mas às vezes na sombra faz frio) e sem meia calça. Gente lotando os parques, deitados na grama. Os irlandeses tomam banho de mar… no ano passado não arrisquei, mas esse ano, num dia bem quente, vou pra alguma praia por aqui e pelo menos colocar as pernas na água!

verão na irlanda

O outono é o meu preferido por enquanto. Adoro ver as árvores se transformando – as folhas verdes ficam amarelas e depois marrons. Depois caem e as ruas e calçadas ficam cheias de folhas marrons, como um tapete. O frio volta mas ainda é suportável.

No inverno, as árvores secas dão um tom mais morto pra cidade, e chove mais, venta mais, você congela mais! Tive o azar de estar morando numa casa sem aquecimento no começo do inverno e eu dormia com duas calças, duas blusas, luvas, e ainda passava frio. Mas não achei o inverno tão ruim. Todo mundo falava que era terrível, que chove o tempo todo, mas nem é tanto assim! Eu passei mais frio dentro daquela casa do que na rua.

E a neve? Preciso falar da neve! Eu já nem tinha esperança de ver neve aqui, por isso estava satisfeita em ter ido pra Espanha no Natal, muiita neve na fronteira com a França. E em janeiro nevou em Dublin, mas eu não estava aqui. Vi todo mundo postando fotos e vídeos no Facebook – porque sim. nevar aqui não é muito comum, então quando acontece é uma parada importante. A cidade não está preparada para muita neve, como aconteceu em 2010, então só um pouquinho pra alegrar os brasileiros já está bom! Mas para a minha felicidade, num dia frio, 1º de março, estava no bus indo pro aeroporto, quando vi os floquinhos brancos começando a cair de repente. Quando cheguei no aeroporto, a neve ficou mais forte, nevou bastante por uns 40 minutos! O chão estava branquinho e eu lá fora tirando fotos (uma semana depois estava super gripada). Enfim, o mais comum é nevar no interior, e na Irlanda do Norte, no centrão de Dublin mesmo, é raro.

Agora em fevereiro/março já abandonei os cachecóis e luvas de novo, chegou a primavera! Em maio já começou o verão e o tempo tá maluco: faz duas semanas de Sol e calor, e depois duas semanas de chuva. Essa semana tá mais ou menos, nublado, às vezes com sol ou uma chuvinha fina. Mas pra junho e julho, esperamos mais dias quentes, como no ano passado.

E a previsão do tempo?

weather in ireland

Eu tenho o app the weather channel no celular e sempre consulto, dá pra ter uma ideia, mas o tempo muda muito rápido então não dá pra confiar muito nas previsões. Por exemplo, no domingo passado, eu queria sair de tarde, pro Powerscourt Gardens, que ainda não fui. E a previsão dizia que ia chover a tarde toda. Sendo assim, não fui. E não choveu. Foi chover um pouquinho só de noite…

Pego muitos táxis aqui e sempre que pego um taxista falante, ele me pergunta de onde sou, e quando respondo, 90% das vezes ele vai fazer alguma piada com o clima da Irlanda! E eles se espantam quando eu falo que gosto, e que não gosto do calor do Brasil! Falando a verdade, eu não acho que aqui chova tanto como o povo fala! E quase sempre as chuvas são fracas, ou seja, você não deixa de fazer o que está fazendo por causa dela. Claro que pra fazer turismo atrapalha um pouco, porque imagina se você vai pra um lugar lindo, mas está chuviscando e nublado, você não vai aproveitar muito e as fotos não vão ficar boas, mas no dia a dia, não atrapalha muito.

Luz do dia

Outro fator importante é a quantidade de luz do Sol que temos durante o dia. No inverno, escurece às 4h da tarde. É muito estranho você estar trabalhando e tudo escuro lá fora! E também é estranho o contrário: no verão, 10h da noite ainda é claro! Quando você começa a se acostumar (eu ia dormir muito tarde no verão passado porque achava que ainda era de tarde, quando escurecia já eram 11 da noite), já muda de novo…

Foi difícil escolher uma foto só para cada estação mas aí está, na ordem do post 🙂

primavera na irlanda

verão na irlanda

outono na irlanda

inverno na irlanda