mudança de endereço na imigração

Editado em 28/01/16

Geralmente quando chegamos à Irlanda e começamos os procedimentos para tirar o visto de estudante (PPS, conta no banco), colocamos um endereço provisório, do hostel, de um amigo ou da escola/agência, mas depois de conseguir uma casa definitiva, temos que atualizar nosso endereço nesses órgãos. Isso pode ser feito por e-mail e/ou pessoalmente. Veja o passo a passo em cada um dos casos:

mudança de endereço na imigração

PPS

Para mudar ser endereço no PPS tem que ir lá pessoalmente na recepção (197/199, Parnell Street, Dublin 1), solicitar a mudança e eles vão te dar um formulário (foto acima). Os dados que deve preencher são: nome, PPS number, endereço antigo, endereço novo, data de entrada no novo endereço, assinatura e data. Devolva na recepção e pronto! Eles não vão te enviar uma nova carta nem nada.

Banco

No banco é a mesma coisa: ir pessoalmente, solicitar a alteração nos balcões de atendimento e preencher o formulário. No Banco da Irlanda, até 2015 eles não pediam comprovação, mas agora pedem. Voce precisa levar uma carta do Revenue (eles sugerem o P21), contrato da sua casa, uma conta no seu nome OU outro documento. Veja na foto abaixo os documentos aceitos.

CYMERA_20160128_132143

Imigração

No caso da imigração, onde você fez o GNIB, é bem simples e por-email. Basta enviar para gnib_dv@garda.ie informando seus dados e o novo endereço e aguardar a resposta de confirmação (eu recebi em menos de uma hora!). Eles tambem pedem um documento comprovando seu novo endereço. Veja o exemplo do e-mail abaixo:

Dear Sir/Madam,

My name is (coloque aqui seu nome), Passport number: (números e letras do seu passaporte) and GNIB number:(números e letras de identificação do seu GNIB). I would like to update my address, please find bellow my old address and also my new one.

Old address:

(endereço antigo)

New address:

(seu novo endereço)

Please let me know if you need anything else.

Best regards,

(your name).

Super fácil! No PPS e no banco não demorei mais de 5 minutos em cada e a imigração respondeu meu e-mail em meia-hora.