Estou no trem voltando de Cork pra Dublin, e um casol de idosos do meu lado, depois de se acomodarem, compraram chá (Barry’s Tea) e um pacotinho de batata chips (Tayto cheese & onion). Imediatamente me lembrei de como essas pequenas coisas definem tanto a vida na Irlanda!

Se fossem brasileiros, provavelmente iriam comprar um suco de laranja e uma coxinha. Ou café. Mas irlandes ama chá. Eu estou tomando muito mais cha aqui do que tomava no Brasil, mas sinceramente eu nao gosto desse Barry’s tea. Mas a Tayto eu amo (a de Salt & Vinegar)! Nem lembro mais da Ruffles. Hoje no trem eu comi misto quente com suco de laranja (€4 um copo… carésimo). Já que nao tem padaria, eu me viro!

Mas hoje eu queria falar sobre como eu me adaptei e me acostumei a vida na Irlanda. Algumas coisas sao bem fáceis, outras nem tanto.

Me acostumei fácil com…

Clima

Nao chove taanto como falam. O frio é suportável. Tem aquecedor em todas as casas e lojas, restaurantes etc. So é chato ás vezes porque voce quer pasear ou fazer algo no fim de semana e pode estar nublado ou chovendo entao limita um pouco quando e onde voce pode ir. Fora que o fato de ter as 4 estacoes definidas e ver tudo mudando é bem legal!

Transporte

Eu acho que os onibus sao eficientes e práticos (com o app onde voce pode ver as infos de todas as paradas, horários, quando o seu bus está vindo etc). Claro que nao é 100% do tempo super correto mas no geral é bom. Também é fácil conseguir informacoes sobre onibus e trens para outras cidades. O aeroporto nao fica tao longe do centro e tem onibus baratinho pra lá. Os onibus em Dublin e os trens da Irish Rail tem wi-fi grátis.

Salário

O salárimo mínimo é quase €10 por hora, e por causa do euro valer mais que o real, aqui eu ganho umas 3x mais do que ganhava no Brasil. Mesmo que voce tenha um trabalho meio-periodo voce consegue pagar o aluguel, contas e mercado; trabalhando full-time voce consegue juntar um dinheiro.

Parques/Natureza

Amo o fato de em cada bairro haver um parque, um bem no centro da cidade (St. Stephen’s Green), um enorme do lado da minha casa (Tymon Park) e o maior parque urbano da Europa, o Phoenix Park, onde voce nunca consegue andar o parque todo e consegue alimentar os veados, além de patos e cisnes nos outros parques também. Quem gosta de acampar e fazer trilha também tem inúmeras opcoes.

E falando de qualidade de vida, incluo aqui também seguranca, poder andar sozinha de noite, coisa que eu nunca fazia no Brasil e mesmo durante o dia eu me sentia sempre com medo.

Ainda acho ”mais ou menos”…

Comida

Esse assunto ainda me divide, porque, por mais que a Irlanda nao seja famosa for sua culinária, eu adoro algumas coisinhas. A batata chips sabor sal e vinagre eu odiei na primeira vez que comi, mas agora eu amo! Também virei fa de potato waffles e 2 molhos que eles usam bastante, o Gravy e o Pepper Sauce.

Já a manteiga, todo irlandes se orgulha dela mas eu nao acho gostosa, prefiro a nossa. Eu queria que um dia eles acordassem e vissem como é bom comer feijao e arroz no almoco!

Bife com cogumelos, e gravy

Sotaque

Voce nunca ouviu falar que o sotaque irlandes é fácil ou charmoso, né? Nao acho bonito, e ainda hoje, depois de 3 anos, nao consigo entender de primeira algumas pessoas, dependendo de qual cidade ela é.

E eu ainda nao gosto de…

Bebida

O povo irlandes bebe muito. Grande parte das pessoas nao sabe sair pra fazer qualquer coisa com os amigos se nao tiver cerveja envolvida. Comecam a fumer e beber desde muito cedo. Se voce tem um namorado ou namorada que nao bebe… voce ganhou na loteria!

Já se voce gosta de beber… pode se acostumar super fácil a isso! Na verdade muita gente vem pra fazer intercambio, e logo nos primeiros meses gasta todo o dinheiro nos pubs.

Adolescentes

Gente. Eu acho a Irlanda um país ótimo para criancas, adultos e idosos. Nao para adolescentes. Provavelmente se voce mora em um bairro rico e pode mandar seu filho para escolas caras, as coisas sejam melhores, mas a classe média/baixa aqui tem tantos adolescentes encrenqueiros, vandalos, aqueles que ficam na rua bebendo e baguncando, fazendo baderne e até atacando pessoas (voces já devem ter ouvido falar dos ”knackers”).

Fora que eles também comecam a beber cedo, como falei acima. Eu acho que se eu tiver um filho aqui, quando ele tiver 11 anos, vai ser mandado para um internato na Suíca e só voltar quando tiver 21 anos.

Falta de Sol

Nao é que nao tenha Sol, mas assim… nao o vemos muito, sabe? No verao até que temos uns dias quentes mas nao sao muitos. Agora estamos em outubro e vai ser dias cinzas e escuros (amanhece tarde e escurece no meio da tarde) até fevereiro. Um desperdício ter tantas praias lindas se voce só pode admirar, porque entrar na água mesmo, só para os fortes!

Vida na Irlanda
Irlanda quando faz 27 graus no verao

Tem outras coisinhas com as quais temos que nos acostumar também, como: jogar o papel higienico no vaso e nao na cestinha de lixo;

E voce, acha que se adaptaria a viver aqui?

3 thoughts on “É fácil se acostumar com a vida na Irlanda?”

  1. Oi. Parabéns pelo blog. Eu queria saber se vale a pena viajar com menos roupa (de frio) por exemplo e comprar aí.
    E-mail

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *